O Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA) alcançou uma marca histórica: a realização da 100ª cirurgia robótica, consolidando-se como o primeiro centro do Sul Fluminense a contar com a plataforma Da Vinci X, o mais avançado sistema de cirurgia robótica do mundo. A conquista reafirma o protagonismo da instituição no desenvolvimento da medicina de alta complexidade no interior do Estado.
Pioneiro na implantação da cirurgia robótica na região, o programa do H.FOA já reúne cinco especialidades médicas, conta com oito cirurgiões certificados e outros cinco em processo de certificação, todos formados no próprio centro de treinamento do hospital. Esse modelo de capacitação interna assegura excelência técnica e autonomia regional no uso de tecnologia de ponta.
A 100ª cirurgia foi realizada pelos médicos urologistas Edgar Scopacasa e Matheus Fonseca. Para o Dr. Edgar, a conquista é coletiva:
“Chegar a essa marca é um feito muito importante, que consolida nosso serviço. Poder proporcionar aos nossos pacientes, inclusive os do SUS, um tratamento de alta qualidade é motivo de grande orgulho. Agradeço a toda a equipe que está ao nosso lado diariamente e à direção do hospital, que sempre ofereceu o suporte necessário para que pudéssemos realizar esses procedimentos com excelência.”
O Dr. Matheus também destacou a importância do feito para a cidade e a região:
“Iniciamos em 2024 a implementação da cirurgia robótica no H.FOA com o sonho de transformar o acesso à medicina avançada. Chegar a 100 cirurgias realizadas é motivo de grande alegria e simboliza apenas o começo de uma história longa e promissora que está sendo escrita em Volta Redonda e no Sul Fluminense.”
Com resultados clínicos expressivos, incluindo zero complicações relacionadas ao robô, nenhuma conversão para cirurgia aberta e nenhum óbito, o programa já atrai a atenção de centros do interior de todo o Brasil, que buscam no H.FOA uma referência em implantação, segurança e sustentabilidade em cirurgia robótica.
O coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do H.FOA, Dr. Heitor Santos, reforça esse posicionamento:
“Nosso programa vem demonstrando excelência não apenas pela tecnologia, mas principalmente pela formação de profissionais e qualidade dos resultados. Temos orgulho em contribuir com a descentralização da medicina de alta complexidade, levando inovação para além dos grandes centros urbanos.”
O presidente da FOA, Eduardo Prado, também celebrou a conquista como símbolo do compromisso institucional com a inovação e o cuidado humanizado:
“Ultrapassar a marca de 100 cirurgias robóticas é mais do que um número: é a prova concreta de que investir em tecnologia, formação profissional e gestão eficiente salva vidas e transforma o sistema de saúde. É motivo de orgulho para toda a Fundação e reforça nossa missão de oferecer excelência aos pacientes e oportunidades aos nossos profissionais.”
O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, recebeu uma comitiva do hospital em seu gabinete, parabenizou a conquista e agradeceu a Fundação por melhorar a qualidade de vida da população e salvar vidas. O prefeito ainda ressaltou o impacto positivo da qualidade técnica apresentada pelo Hospital.
“Muita gente tinha medo de fazer cirurgias aqui em Volta Redonda, e hoje a procura é imensa. Ficamos felizes de ver estes números e de ver as pessoas falarem tão bem do H.FOA. Eu acho que é uma conquista para Volta Redonda. Estamos muito felizes e por saber quem estão salvando vidas”, comentou o prefeito.
A campanha contou com o apoio fundamental da Strattner e da Intuitive Surgical, empresas parceiras que apostaram no projeto desde o início, oferecendo tecnologia, capacitação e suporte técnico ao longo de toda a jornada.
Com olhar voltado para o futuro, o H.FOA segue investindo no aprimoramento contínuo dos seus profissionais e no fortalecimento da sua infraestrutura tecnológica, ampliando o acesso a procedimentos mais seguros, precisos e minimamente invasivos e contribuindo para um novo patamar na saúde do interior do país.