Setembro Amarelo no H.FOA: acolhimento e cuidado que vão além da clínica

Setembro Amarelo H.FOA

Durante todo o mês de setembro, o Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA) promoveu uma série de ações voltadas para a conscientização sobre saúde mental, em adesão à campanha Setembro Amarelo, movimento nacional de prevenção ao suicídio. Muito além da cor símbolo estampada nos laços distribuídos aos colaboradores, a iniciativa se traduziu em momentos de cuidado, diálogo e descontração dentro do ambiente hospitalar.

Foram organizadas atividades que buscaram aliviar a rotina intensa da equipe, como sessões de massoterapia e a criação de um ambiente de descompressão, pensado especialmente para proporcionar pausas restauradoras. Além disso, o setor de Recursos Humanos conduziu uma roda de conversa sobre o tema “Saúde mental no dia a dia”, incentivando reflexões sobre como pequenas mudanças de hábito podem melhorar o bem-estar.

A importância de iniciativas como essa está ligada à realidade atual: dados do Ministério da Saúde apontam que quase 97% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, sobretudo depressão e ansiedade. Por isso, movimentos de conscientização são fundamentais para reforçar a necessidade de apoio psicológico e de espaços de diálogo acessíveis a todos.

No H.FOA, essa integração entre saúde mental e clínica já é uma prática constante, especialmente no serviço oncológico. Como destaca o diretor executivo do Hospital, Leonardo Prado, os desafios emocionais também fazem parte do tratamento:

“Muitas vezes, ansiedade e depressão podem ser tão impactantes quanto a própria doença”, explica.

Ele ressalta que campanhas como o Setembro Amarelo reforçam a necessidade de unir o cuidado físico e o emocional:

“Por isso investimos em equipes multiprofissionais, com psicólogos e assistentes sociais também para nossos colaboradores, que tem acesso a atendimentos especializados. Além disso, estamos continuamente buscando espaços e atividades mais acolhedoras para todos.”

As iniciativas também foram bem recebidas pelos colaboradores, que enxergaram no movimento uma oportunidade de cuidado mútuo e fortalecimento dos laços no ambiente de trabalho. Para o maqueiro Jardim Macena, os momentos de descontração foram marcantes:

“Esse momento é muito interessante. Além de nos incentivar a ter mais lazer no período do almoço, também nos mostra outras atividades que podemos levar para a vida. Aqui tivemos jogos, pintura, e isso fortalece a amizade no trabalho. De certa forma, relaxa a tensão do dia a dia e nos deixa mais próximos.”

Com gestos simbólicos e experiências coletivas, o Setembro Amarelo no H.FOA reforçou a mensagem de que cuidar da mente é tão essencial quanto tratar o corpo. Um movimento que, embora concentrado em um mês, precisa ecoar durante todo o ano, dentro e fora das instituições de saúde.

Compartilhar

Mais notícias

Área do Paciente

Área do Médico

Logar

*Para ter acesso a todos os recursos disponíveis no UpToDate é preciso que antes você faça seu login na Área Restrita (Sagres) e selecione o serviço desejado no Portal Acadêmico.