Enfermeiros ganham semana dedicada a eles pelo Hospital 

enfermeiros

O Brasil segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), possui mais de 3 milhões de enfermeiros, o que representa 1,5% da população brasileira. E são esses profissionais que cuidam de 211 milhões de brasileiros todos os dias, em mais 5.500 mil cidades.  

Em celebração ao Dia Internacional da Enfermagem comemorado no dia 12 de maio, o Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA) realizou uma semana repleta de atividades voltadas para seus profissionais que exercem com tanto carinho esse cuidado. 

A Gerente Assistencial do H.FOA, Juliana Buarque afirmou que poder proporcionar momentos de reflexão e de valorização dos profissionais da enfermagem é muito importante, e valoriza estes momentos, pois é cuidar de quem cuida e um momento de proporcionar alegria e descontração ao time. 

“Sinto que há um reconhecimento por parte da direção, sobre os resultados alcançados pelo time”, afirmou. 

O assistente social e professor do UniFOA, Aílton Carvalho, conversou com os enfermeiros sobre a importância da empatia no atendimento. Segundo ele, é muito gratificante ver o compromisso do Hospital com a qualidade do cuidado e com o bem-estar dos pacientes e profissionais. 

“A empatia é fundamental para criar um ambiente de confiança e respeito, o que pode melhorar significativamente a experiência do paciente e a eficácia do tratamento. Além disso, ao investir na formação e no desenvolvimento dos enfermeiros em empatia, o hospital está investindo na qualidade do cuidado e na segurança do paciente”, falou. 

Durante sua apresentação, Ailton disse que a empatia não deve ser uma via de mão única. E é fundamental que os profissionais de saúde também recebam empatia e respeito de colegas, supervisores e da instituição como um todo. Isso ajuda a prevenir inclusive, doenças, como o burnout, além de melhorar a satisfação no trabalho e aumentar a qualidade do cuidado. 

“Quando os profissionais se sentem valorizados e respeitados, eles estão mais propensos a oferecer um atendimento empático e de alta qualidade aos pacientes. Além disso, a empatia entre os profissionais pode melhorar a comunicação e a colaboração em equipe, o que é essencial para a segurança do paciente e a eficácia do tratamento”, concluiu.  

A iniciativa de dedicar uma semana voltada para a enfermagem, de acordo com a enfermeira Bruna Januário foi uma excelente maneira de reconhecer e valorizar toda a classe. 

“A palestra foi de extrema importância sobre como devemos ter empatia com nós mesmos. Por vezes somos inundados por responsabilidades, empatia pelos outros e esquecemos de cuidar de alguém que importa muito: nós mesmos. Então ter isso firmado durante a palestra foi uma virada de chave para olhar mais para mim, não só como profissional, mas como humana”. 

Compartilhar

Mais notícias

Área do Médico

Logar

*Para ter acesso a todos os recursos disponíveis no UpToDate é preciso que antes você faça seu login na Área Restrita (Sagres) e selecione o serviço desejado no Portal Acadêmico.